Etiqueta Energetica em pneus

O QUE É UMA ETIQUETA DE PNEUS DA UE?

Esta normativa entrou em vigor a 1 de Novembro de 2012 e tornou obrigatória, a etiquetagem de pneus da UE fornece informações ambientais e de segurança importantes de cada pneu. Pode ajudar a comparar pneus quanto à aderência (na travagem) em piso molhado, eficiência Energetica (consumo de combustível) e ruído. Em Maio de 2021 foi atualizada, inserindo novos elementos, como um QR code para facilitar o aceso à informação.
O regulamento da etiquetagem de pneus é aplicável aos pneus de 4x4, turismo, camioneta, camião e autocarro. Ficam isentos pneus recauchutados, pneus de neve com pitões, ou de competição, entre outros.

etiqueta energetica pneus

ONDE A POSSO ENCONTRAR?

É obrigatório por lei incluir uma etiqueta de pneus da UE e pode vê-la colada no piso do pneu. Também está disponível no nosso site, ou no site oficial do fabricante. Na imagem podemos comparar a reclassificação dos valores dos rótulos: A - E

etiqueta energetica pneus

A etiqueta tem novidades tecnológicas! Objetivo principal: os consumidores poderão pesquisar a base de dados dos produtos para consultar a rotulagem dos pneus e as fichas de informação de produto. Através do código QR visível na rotulagem, os consumidores conseguirão aceder à correspondente informação do pneu e descarregar a informação que considerem importante, como as diferentes classificações de pneus e dados sobre o processo de produção. Todas as informações são fornecidas pelos próprios fabricantes de pneus.


etiqueta energetica pneus

A EFICIÊNCIA ENERGETICA:

Sabia que os pneus representam até 20% do consumo de combustível do seu veículo? A escolha de pneus com uma classificação de eficiência de combustível elevada irá proporcionar-lhe mais quilómetros em cada depósito e menos emissões de CO2.

O QUE TORNA UM PNEU EFICIENTE EM TERMOS DE COMBUSTÍVEL?

Pneus eficientes em termos de combustível precisam de menos energia para rolar, logo uma menor quantidade de combustível é necessária. Claro que, ao escolher um pneu mais eficiente, também irá reduzir o seu impacto ambiental.

COMO É CLASSIFICADA A EFICIÊNCIA DE COMBUSTÍVEL?

Para o consumo estão previstas cinco classes, representadas por cores e letras de A a E, em que “A” é a classe mais elevada e “E” a mais baixa. A eficiência ao nível de consumo é indicada no lado esquerdo da etiqueta. Entre a classificação A e E pode haver variações de consumo superiores a 7%, pode permitir poupar mais de 6 litros de combustível a cada 1000 quilómetros

A (verde) = classificação de eficiência de combustível mais alta
E (vermelho) = classificação de eficiência de combustível mais baixa

QUE OUTROS FACTORES AFETAM A EFICIÊNCIA DE COMBUSTÍVEL?

Pressão baixa dos pneus. Não utilizar a pressão correta dos pneus aumenta a resistência ao rolamento e afeta o desempenho da aderência em condições de piso molhado.O peso do veículo. O peso do veículo também podem ter um grande impacto. Pode reduzir o consumo de combustível através de uma condução eficiente em termos de combustível (por vezes referida como "condução eco")


A ADERÊNCIA EM TRAVAGEM EM PISO MOLHADO:

Os pneus com uma classificação de aderência em piso molhado elevada irão parar o carro em menos metros do que uns com pior classificação.

O QUE É A ADERÊNCIA EM PISO MOLHADO?

Aderência em piso molhado é a capacidade do pneu aderir à estrada em condições de piso molhado. A classificação da UE foca-se apenas num aspeto da aderência em piso molhado com travagem em reta, faltam outros fatores como aderência dinâmica em molhado ou comportamento em curva com piso molhado.

COMO É CLASSIFICADA A ADERÊNCIA EM PISO MOLHADO?

Para aderência estão previstas sete classes, representadas por cores e letras de A a E, em que “A” é a classe com menor distância de travagem e “E” é a classe com maior distância de travagem. A eficiência ao nível da travagem é indicada no lado direito da etiqueta.

A (Azul Escuro) = classificação mais alta, menor distância de travagem
E (Azul Claro)= classificação mais baixa, maior distância de travagem


O SIGNIFICADO DA CLASSIFICAÇÃO:

Numa situação de emergência, alguns metros podem fazer toda a diferença. Um veículo de passageiros que aplique os travões a fundo a 80 km/h, um conjunto de pneus com classificação A irá imobilizar a veículo até 18 metros a menos do que um conjunto de pneus com classificação E. Dá que pensar… quanto vale a sua segurança!


RUÍDO EXTERNO

Parte do ruído produzido por um veículo que se desloca é gerado pelos pneus. Ao escolher pneus com uma boa classificação de ruído, poderá reduzir o impacto da sua condução no ambiente circundante. Esta informação é muito importante especialmente para veículo elétricos que procuram oferecer um maior conforto sonoro aos seus ocupantes, visto que não tem o barulho do motor a combustão, todos os outros ruídos se tornam mais incomodativos.

O que é medido pela classificação de ruído da UE?

A classificação de ruído da UE mede as emissões de ruído externo do pneu em decibéis.

Dado que muitas pessoas não estão familiarizadas com os valores em decibéis, é apresentada uma imagem de um altifalante com as Letras A / B / C para representar o nível de ruído do pneu. Sendo "A" a melhor classificação e "C" aquele que produz mais barulho.

Letra A: Silencioso (3 dB ou mais, abaixo do limite europeu)
Letra B: Moderado (entre o limite europeu e menos de 3 dB)
Letra C: Ruidoso (acima do limite europeu)

O SIGNIFICADO DA CLASSIFICAÇÃO:

Os níveis de decibéis são medidos numa escala logarítmica. Isto significa que um aumento de apenas alguns decibéis representa uma grande diferença nos níveis de ruído. Na verdade, uma diferença de 3 dB duplica a quantidade de ruído externo que o pneu produz. Pense nos milhares de veículos que circulam diariamente nas estradas. Se todos escolhermos pneus com níveis de ruído mais baixos, já pensou como as nossas cidades e localidades poderão ser mais silenciosas?


pictogramas etiqueta energetica gelo e neve
Pictogramas de desempenho em condições de neve e gelo extremas

A marcação de aderência no gelo será inicialmente usada apenas para pneus de automóveis, enquanto a marcação de aderência na neve também estará disponível para os furgões, camiões e autocarros. As marcações serão baseadas em normas e regulamentos da UE, definidos no âmbito do novo acordo.

Aderência na neve - O pictograma com um floco de neve indica se a aderência do pneu é adequada para neve e está em conformidade com as normas europeias.

Aderência no gelo - O pictograma no canto inferior direito indica se o pneu oferece uma boa tração no gelo, atendendo aos novos padrões de qualidade ISO.

Atualmente, os testes de aderência dos pneus no gelo estão em processo de padronização na Organização Internacional de Normalização (ISO) e, a aderência do pneu em piso com neve, irá basear-se nos regulamentos da ECE das Nações Unidas. Estão a ser desenvolvidos novos métodos de testes para medir o impacto energético do pneu (consumo de combustível), ruído e até a abrasividade do piso do pneu.



Etiqueta exclui características importantes.

A etiqueta atual é útil, mas não é suficiente, pois deixa de fora muitas características importantes para avaliar o desempenho global. Por exemplo, só com a etiqueta não é possível saber a diferença em durabilidade de cada pneu, também não é possível saber que, em piso seco, certo modelo trava em menor distância do que outro.


etiqueta energetica pneus

Quais as entidades que realizam os testes? E são independentes?

São os próprios fabricantes quem realiza os testes, de acordo com um método legalmente definido. Depois, cabe às autoridades de controlo nacionais de cada mercado avaliar a conformidade com os níveis de avaliação declarados.

As limitações do Regulamento de Rotulagem de Pneus, de 2009, foram reconhecidas pela Comissão Europeia, sobretudo a falta de aceitação no mercado de pneus de alta classificação e pouca fiscalização do mercado dos pneus nos Estados-Membros da União Europeia. A tabela de avaliação demonstra claramente que a etiqueta está longe de incluir todos os critérios de performance. A Comissão Europeia comprometeu-se a desenvolver um método de teste adequado e fiável para medir a abrasão do piso do pneu antes de avaliar a viabilidade de adicionar essas informações à etiqueta do pneu.

O Conselho da União Europeia alcançou, recentemente, um acordo sobre a revisão do Regulamento Europeu de Rotulagem de Pneus. O documento visa alterar as etiquetas no que diz respeito à eficiência do combustível e a outros parâmetros, alterando o Regulamento (UE) 2017/1369 e revogando o Regulamento (CE) n.º 1222/2009.