Pneus novos à frente ou atrás?!

Pneus novos à frente ou atrás? Saiba qual a melhor configuração

Para não deixar duvidas vamos direto à resposta. Quer o seu carro seja de tração dianteira, ou de tração traseira, ou até mesmo às 4 rodas, o recomendado por vários testes é sempre igual: recomenda-se que coloque os pneus novos ou em melhor estado, no eixo traseiro.

Verifique na pratica o que acontece no seguinte vídeo:



Principais vantagens de colocar os pneus novos no eixo traseiro:

  • Aderência superior à estrada
  • Melhor resposta do carro em piso molhado
  • Curvas apertadas e travagens mais seguras
  • Maior Controlo do veículo em situações inesperadas
  • Maior estabilidade geral em condução


Eixo Traseiro:

O eixo traseiro, é tendencialmente o primeiro a fugir, podem ser várias as rasões, sendo as principais, falta de peso no eixo, não ter tração motora (carros de tração frontal), não ser um eixo com capacidade de direção, por uma questão controlar melhor a inércia do seu carro, por estes motivos este eixo requer sempre mais segurança.

Instalar os melhores pneus no eixo traseiro irá conservar o comportamento do carro, já conhecido pelo seu condutor, anterior à mudança dos pneus. O condutor poderá desacelerar, ou virar, sem influenciar o controlo do carro. Com pneus novos no eixo frontal, só um condutor muito experiente conseguiria controlar o carro, especialmente em piso molhado


Desgaste e conservação:

A maior parte do desgaste dos pneus ocorre no eixo dianteiro do carro, especialmente em carro de tração frontal, devido às forças exercidas sobre o pneu para iniciar e manter a deslocação do veiculo, mas não só, mesmo os carros de tração traseira costumam ter um desgaste mais elevado no eixo frontal devido ao peso do motor, ser um eixo com capacidade de direção, ter sistema de travagem ser mais agressivo, estes fatores levam a que o desgaste seja mais elevado no eixo frontal.

Ao colocar pneus novos no eixo traseiro garante que a rotação dos pneus é efetuada, os pneus usados passam para o eixo dianteiro, garantindo assim que os pneus com mais idade ficam no eixo com maior desgaste e por isso vão ser os primeiros a ser trocados.