O desalinhamento da direção pode ocorrer por vários fatores. Devido ao desgaste normal dos componentes da suspensão e direção ou quando são substituídos por novos. Por impactos fortes num lancil ou quando se passa por cima de um buraco fundo, ou alteração da altura do veículo (molas de rebaixamento). Estes são os principais fatores que contribuem para que o seu carro desalinhe.
Identifica a direção em que as rodas estão alinhadas em comparação com a linha central do veículo.
Um veículo com tração traseira obriga a rodar os pneus do eixo dianteiro, a resistência ao rolamento dos pneus causa um pequeno arrasto, resultando em um movimento para trás dos braços da suspensão contra suas buchas. Por esse motivo, a maioria dos veículos com tração traseira usa toe-in positivo para compensar o movimento, permitindo que os pneus funcionem paralelamente entre si em andamento.
Por outro lado, um veículo com tração dianteira "puxa" o veículo pelo eixo dianteiro, resultando em movimento para frente dos braços da suspensão contra suas buchas. Portanto, a maioria dos veículos com tração dianteira usa toe-in negativo para compensar o movimento, permitindo novamente que os pneus funcionem paralelamente entre si em andamento.
O camber é o ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao veículo, quando visto o mesmo de frente.
A inclinação é representada em graus, é considerada negativa quando a parte superior do pneu se inclina para dentro em direção ao centro do veículo e positiva quando a parte superior se inclina para fora do centro do veículo. A maioria dos veículos tem uma camber negativo para proporcionar uma condução mais segura, contudo um camber muito negativo pode ser prejudicial, pois vai desgastar o piso dos pneus pelo interior
Consiste no ângulo formado por uma linha imaginaria traçada através dos pontos de articulação superior e inferior da direção, quando visto o veículo de lado.
A sua função principal passa por criar estabilidade e facilitar a centragem do volante após a curva, é fundamental que as rodas estejam paralelas, pois uma roda recuada faz com que o veiculo tenha um comportamento de descair para um dos lado quando conduzimos em reta
Aconselhamos alinhar de direção uma vez por ano ou 20.000 km após o último alinhamento, ou então, sempre que montar pneus novos, substituir peças da suspensão ou da direção.
Esteja atento a desgaste irregular dos pneus ou o consumo excessivo de combustível, se notar um descentramento do volante ou um desvio da trajetória do carro em linha reta.