Mesmo com todos os cuidados postos na manutenção, podem sempre existir situações em que venham a ocorrer danos, cortes ou mesmo furos nos seus pneus. Alguns danos são reparáveis, se bem que para averiguar essa possibilidade, o pneu deve ser retirado, desmontado e inspecionado de forma completa. Sempre que o pneu perda toda ou parte da pressão devido a danos, deve substituí-lo pelo pneu sobresselente e dirigir-se ao nosso posto para ser verificada a possibilidade de reparação do mesmo.
A reparação dos pneus deverá ser sempre realizada pelo interior do mesmo, com remendo ou PNC. Desmontar o pneu garante uma inspeção da estrutura do pneu, assim como a reposição da camada tubless através da aplicação de selante butílico. A reparação com taco apesar de mais rápida, não é aconselhada, tratando-se de uma solução temporária, a maioria das reparações com tacos volta dar problemas de perda de pressão passado algumas centenas de km.
A maioria dos danos causados aos pneus é derivada de pressões incorrectas. Além disso, os pneus devem ser enchidos em função da carga que transportam, e os próprios fabricantes automóveis indicam quais as pressões a ser utilizadas nas diversas situções, ou cargas.
Consequências de pressão abaixo do recomendado: