Diagnóstico Travagem

diagnóstico travagem

O sistema de travagem, é um dos mais importantes sistemas de segurança ativa do seu veículo, pois na altura de abrandar ou parar o carro é fundamental que funcione corretamente! Constituído por elementos mecânicos, mas também por componentes eletrónicos e hidráulicos, em conjunto com os pneus e a suspensão, a abrandar e parar o veículo em segurança.



O que geralmente tenho de verificar nos travões do meu veículo?

A maioria dos componentes do sistema de travagem como, os módulos de ABS, bombas centrais e tubagens rígidas, são feitos para durar e raramente dão problemas, contudo com a utilização do carro os discos e pastilhas sofrem desgaste, os tubos flexíveis e o óleo dos travões com o tempo também acabam por necessitar de ser verificados e trocados.



Quando devo de verificar o sistema de travagem?

A verificação do estado dos travões do seu carro deve ser realizada regularmente, aconselhamos a verificação a cada 20.000km ou sempre que sinta algo estranho na travagem.




Em que consiste o nosso diagnóstico!




  • Verificação da espessura das pastilhas de travão do eixo frontal e de traseiro.
  • Medição da espessura dos discos de travão dianteiros e traseiros, verificação de empeno através de um relógio comparador.
  • Verificação das pinças do travão, bem como da sua estanquicidade.
  • Verificação dos tubos flexíveis e suportes.
  • Verificação do estado do líquido dos travões, nível e qualidade.
  • Verificação do travão de mão.



Os sinais de desgaste dos travões




A maioria dos carros tem série algum tipo de avisador desgaste das pastilhas. Este pode ser mecânico, emite um som agudo ao travar, através de uma pequena chapa de ferro que vai encontrar ao disco quando à pastilha chega perto do final, ou eletrónico que vai acender uma luz no painel do carro, alertando o condutor que as pastilhas necessitam de ser trocadas.

Os discos também sofrem desgaste e empenos, a cada muda de pastilha devem de ser verificados por um técnico para determinar se ainda estão em condições de serem utilizados com um novo conjunto de pastilhas.
Por norma um disco consegue gastar dois jogos de pastilhas, contudo varia bastante dependendo do carro, da utilização e do condutor. Evite utilizar pastilhas em final de vida, pois o composto é mais abrasivo para o disco. O poder de travagem também diminui nesta fase devido à falta de material de travagem e à maior dificuldade em libertar o calor e gases das pastilhas.




Sintomas de uma travagem que necessita revisão:




  • Perda de eficácia na travagem, sempre que o carro não corresponda como desejado na travagem.
  • Barulho metálico ou 'chiar' em caso de travagem, poderá ocorrer a velocidades mais elevadas, ou quando o carro está quase a parar.
  • Pedal do travão esponjoso e que não mantém a pressão, ou demasiado duro.
  • Vibrações durante a travagem, especialmente no pedal, e volante.
  • Travão de mão com a pega muito em cima, ou com dificuldade em manter o carro parado em descidas.



Conselhos:

Durante os primeiros 500 km após a substituição, deverá manter uma distância de segurança em relação ao carro que segue a sua frente, de modo a evitar travagens bruscas, permitindo que os novos componentes instalados recebam uma rodagem correta.

Evite deixar o pé sobre o pedal de travão em descidas, pode provocar o sobreaquecimento do sistema de travagem. Utilize o motor para travar e faça travagens controladas

Nunca lave o carro após viagens ou utilização intensiva do sistema de travagem, a água fria ao entrar em contacto com o disco pode causar deformações no disco devido à diferença de temperatura.