Acamar Sistemas de travagem

certificação Pneu Beato

Como acamar discos e pastilhas novas em condução urbana/estrada

  • Utilize o travão com pressão mínima nos primeiros 300 Km, em velocidades urbanas de 50 a 80 Km/h
  • Conduza mais 400Km utilizando uma pressão um pouco mais elevada do que inicialmente, a menos que exista uma emergência, nesse caso, aplique pressão no pedal com a força necessária.
  • Verifique se existe um contato total da pastilha com o disco, da zona de contacto externa do disco para a interna e, se ainda não foi alcançado, permita uma condução calma de mais 200 km. Verá uma banda azulada evidenciando o contato das pastilhas com a zona de contacto do disco. Se esta faixa não preencher toda a zona de contacto do disco, as pastilhas ainda não estão totalmente assentadas.
  • Ao instalar discos novos, é possível obter uma faixa de abrasão mais reduzida, devido a várias tolerâncias e pequenos desalinhamentos no chassi do veículo e NÃO é um defeito de fabrico ou um motivo para remover e inspecionar os travões. Muitos carros europeus têm pinças flutuantes com pistão único, o que faz com que a faixa de contato descrita acima seja vista apenas na extremidade do disco, poderá levar até 1.500 km para que o sistema funcione em pleno.
  • Quando contato total de banda for atingido, faça 10 travagens sucessivas de 100 km/h a 20 hm/h, em sucessão, com uma tentativa deliberada de aquecer os travões. Alguns cheiros podem ocorrer, mesmo que levemente, durante este estágio final de aquecimento das pastilhas no início de vida. Depois, conduza o veículo por 4 km, ou mais para permitir que os discos arrefeçam. Não estacione o veículo com os travões excessivamente quente, deve tentar baixar a temperatura para 60º a 80º graus antes de estacionar o veículo.

Discos novos levam mais tempo a acamar

Acamar pastilhas novas em discos usados pode demorar apenas 300 a 500 Km, mas com discos novos pode demorar entre 1300 1600 Km, devido a componentes extras que necessitam ser alinhados ao veículo


Discos desgastados / empenados podem demorar a acamar

Discos com mais de 0,5 mm de desvio na extremidade ou no centro da área de travagem podem levar até 2.500 km para acamar e com certeza causarão ruído, desgaste e vibração. Discos danificados podem estragar as suas pastilhas. 95% das reclamações de fadiga na travagem e ruído, proveem das más condições do disco, onde as pastilhas tocam apenas nas extremidades e não têm hipótese de fornecer uma travagem eficaz.

Recomendamos inspecionar os discos sempre que colocar pastilhas novas, ou se sentir alguns dos sintomas que indicamos neste texto.


certificação Pneu Beato