O índice de carga pode ser verificado na parede do pneu. Está gravado na borracha logo a seguir à indicação da dimensão , sendo um código numérico que pode ter até três algarismos. O índice de carga do pneu indica a sua capacidade máxima de carga com a pressão correta para o seu veículo, a capacidade do pneu está relacionada com a sua dimensão, existindo por norma uma versão standard, XL ou a nova sigla HL, falamos deste novo código mais abaixo. O número inscrito equivale a um peso, em Kg. Pode consultar a tabela de correspondências.
É importante escolher um pneu que cumpra as recomendações do fabricante. Esta indicação está inscrita no documento único do seu carro. Peso máximo admissível por eixo é a informação que deve procurar: terá dois valores, o primeiro corresponde ao eixo frontal e o segundo ao eixo traseiro. Como exemplo utilizando o código 89, o peso máximo suportado por cada pneu será de 580kg, para obter o valor do eixo, teremos de multiplicar por dois, 1160kg. Deverá verificar se o peso suportado pelo pneu é igual ou superior ao indicado no livrete, especialmente se o carro for comercial, suv, monovolume, ou hibrido/elétrico, pois estes veículos necessitam de utilizar pneus com índices superiores.
Os novos carros com motores elétricos ou híbridos colocam muito mais peso no eixo do que os veículos convencionais. Ao mesmo tempo, esses modelos mais pesados oferecem pouco espaço para a montagem de pneus de dimensões superiores ou com maior capacidade de carga. Em resposta, a Continental começou a produzir o primeiro pneu de passageiro com o novo código de índice de carga "HL".
Na parede lateral, produtos com a nova capacidade máxima de carga exibem o código HL antes da dimensão, como em "HL 245/40 R 19 101 Y XL". A capacidade de carga deste pneu HL é de 825 kg (índice de carga 101), o que equivale a um aumento de 10% em relação ao padrão XL, de 750 kg (índice de carga 98) e quase um quarto maior do que o padrão SL adequados para muitos carros, até e incluindo modelos de gama média, podem levar uma carga máxima de 670 kg (índice de carga 94).
O aumento da capacidade de carga e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos dos clientes exigiu uma série de mudanças tanto na estrutura dos pneus como no composto da borracha, reduzir o ruído dos pneus/estradas e ao mesmo tempo otimizar também o composto padrão. Conseguindo assim alcançar baixa resistência ao rolamento, garantir uma condução de precisão e manter a quilometragem
Um dos principais parâmetros que deve ser considerado na escolha dos pneus é o índice de velocidade, também denominado código de velocidade, indica a velocidade máxima para a qual o pneu foi aprovado, com a carga e pressão recomendada
Os índices de velocidade são testados em laboratório, o pneu é posto à prova em incrementos de 10 km/h e em incrementos de 10 minutos, até cumprir com a velocidade exigida. Para receber a sua classificação, tem que demonstrar ser capaz de manter a velocidade quando testado com cargas e temperaturas simuladas.
O índice de velocidade é representado por uma letra, A sendo a mais baixa e Y a mais alta, consulte o quadro abaixo, há algumas anomalias, o código H que representa 210km/h foi inserido entre o U (200km/h) e V (240km/h)
Uma classificação de velocidade superior geralmente oferece melhor aderência e capacidade de travagem, mas poderá significar uma duração inferior ou reduzido desempenho em climas mais frios. É por isso que os pneus classificados de V, Z, W e Y são normalmente mais adequados para veículos de alto desempenho.